segunda-feira, 10 de maio de 2010

TEXTOS REALIZADOS Á PARTIR DE UM GRUPO DE PALAVRAS

Analisamos algumas palavras, separação silábica e classificação quanto ao número de sílabas e tonicidade.
Logo após foi sugerido que produzissemos um texto usando todas as palavras: liberdade, revólver, simples, passarinho, rádio, órgãos, carroção e fé.
Veja algumas de nossas produções:

O PASSARINHO
O passarinho tinha muita liberdade, até que chegou um homem e, com um revólver, matou o passarinho.
Ele achou que era um simples passarinho. mas, no dia seguinte, ouviu no rádio a notícia da morte do passarinho mais raro do mundo. O homem sentiu como se um carroção tivesse passado por cima dele.
Alguns amigos do passarinho sentiram como se seus órgãos tivessem sido arrancados e o coração estav rachado de tanta tristeza.
Os passarinhos amigos rezaram com muita fé, mas com muita fé mesmo, e o passarinho morto voltou a viver.
(Erick)
A AVE
Um dia, um senhor chamado Manoel leu num jornal: Doação de órgãos: será aberta hoje as inscrições. Tenham fé a venham aqui. - Rua das Rosas, n° 21, sala 4.
Depois, ao folhear as páginas do jornal, leu outras notícias:
Vende-se um simples carroção. Ligar para o n° 81830397 e falar com Ademar.
Doa-se um passarinho e uma gaiola! Os interessados devem comparecer na estação de rádio 290.6
Cansou de ler o jornal e foi ouvir o rádio que estava dando a seguinte notícia: "Tenha sua liberdade, não use revólver!"
Cansou novamente e adormeceu.
Logo após acordar, foi comprar um cartão telefônico e ligou para o Ademar.
Doou órgãos e comprou a gaiola e o passarinho. Deu a pobre ave para seu filho de Dia das Crianças.
O filho adorou!
(Amanda)
O PASSARINHO
Havia um passarinho que tinha liberdade e cantava, muito alto e muito bonito. Havia, também, um homem sem fé e de coração de pedra que só gostava de ouvir rádio.
Um dia, quando o homem estava ouvindo rádio, o passarinho começou a cantar. Então, o homem pegou um revólver e atirou no ninho que caiu no chão como um carroção caindo num buraco. O homem se sentiu culpado, achou que tinha arrancado todos os órgãos do passarinho.
Mas não! O bichinho voou são e salvo. Então, no dia seguinte, o homem construiu um novo ninho para o passarinho. Um ninho que não era nada simples.
(Fernando)
O PASSARINHO
Certa vez, um passarinho estava voando na floreta, com simples liberdade e muita fé.
Veio um caçador com um revólver e escutando música no seu rádio e deu um tiro, mas não conseguiu matar o passarinho, só deu um carroção nos seus órgãos.
(Caroline)
A HISTÓRIA DE UM MENINO
Um dia um menino ganhou um passarinho canoro, mas depois de algum tempo, o passarinho parou de cantar e o menino lhe deu a liberdade.
Dias depois, o primo desse menino teve que ir para o hospital para receber um órgão novo, mas como não tinha nenhum doador, o menino doou seu rim para o primo.
Depois de ganhar alta do hospital, chegou em casa, sentou-se no sofá e ligou o rádio. à noite, quando foi dormir, dois ladrões invadiram a sua casa e roubaram R$ 300,00 e, quando viram que tinha alguém em casa, fugiram correndo e deixaram um revólver, calibre 20, para trás. Com a fé do menino e o número do revólver será simples encontrar os ladrões e recuperar o dinheiro.
No dia seguinte, o tio do menino chegou na sua casa dizendo: "Os ladrões fugiram num carroção!"
(Lucas B.)
AS PALAVRAS
João era um menino simples que tinha muita liberdade, e João queria um revólver.
João gosta muito, também, do seu passarinho!
Um dia, João e seus amigos estavam escutando música no rádio e descobriram que João tinha um órgão com problema, ele não escutava tão bem como os outros.
Mas ele não precisa escutar bem para andar de carroção e lé foram eles passear.
O pai de João tinha muita fé na recuperação do filho.
(Douglas)
PASSARINHO
Eu sou um simples passarinho, com muita liberdade. Gosto de escutar música no rádio. A música me faz dançar, mexe com os meus órgãos.
Adoro ir no sítio e pegar carona no carroção.
Só não gosto dos homens que me caçam de revólver.
(Vanusa)
UM SIMPLES PASSARINHO
Um simples passarinho pousou na minha mão.
Eu estava na fente de um carroção.
Fui para o hospital e fiz uma injeção,
Mas não precisei trocar nenhum órgão.
Escutava, com muita fé, a missa no rádio.
Quando tive liberdade e fiquei bom,
Gritei tão alto como um tiro de revólver.
(Gustavo)
O PASARINHO
Sou um passarinho leve e voador e sou muito simples também.
Tenho muita liberdade de voar por aí.
Meus órgãos são pequenos e, quando não voo, só ando de carroção.
Todos os dias escuto minha música preferida no rádio.
Quando os caçadores tentam me matar com o seu revólver, sempre consigo fugir, porque tenho muita fé.
(Júlia)
PASSARINHO RIBEIRO
Sou um passarinho sabido, minha espécie é muito simples. Meu nome é Ribeiro!
Adoro ficar na janela de Dona Maria, mas como ela é enfermeira, só fala em órgãos.
O bom de tudo isso é que sou diferente de outros pássaros, eles estão presos em gaiolas e eu tenho liberdade até demais. Tenhma muita fé que todos os meus amigos, um dia, sejam felizes.
Sempre pego uma carona num carroção. O dono tem uma cara feia e acho que é ladrão, pois sempre carrega um revólver.
(Milena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário