sexta-feira, 9 de abril de 2010

INFORMATIVOS

Nossa turma pensou colocar em circulação o "Jornalzinho da Escola", onde publicaríamos nossas descobertas extra-curriculares. Pesamos o custo do periódico, e nossa ideia inicial foi abandonada, porém a vontade de apresentar os novos conhecimentos para as outras turmas da escola ficou cada vez mais forte.Decidimos, então, criar um informativo semanal, que seria fixado no mural da escola.

Nossa primeira curiosidade foi sobre a origem do nome "Rosa-dos-ventos".
A origem desse nome data desde os tempos dos primeiros navegadores do Mar Mediterrâneo que a criaram, baseados no nascer e pôr do sol, para saber exatamente para que lado estavam soprando os ventos.
A rosa-dos-ventos é um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais (norte,sul,leste,oeste) e suas intermediárias (sudeste, nordeste, sudoeste e noroeste). Ela corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Muitas vezes nós não notamos, mas saber os pontos cardeais e colaterias é necessário em muitos outros casos que não estar perdido. Por exemplo, todo desenho de um projeto de um prédio tem a indicação da direção Norte. Um bom engenheiro, quando projeta uma casa, um edifício ou uma indústria tem que saber os movimentos que o Sol realiza durante o dia e durante o ano para planejar corretamente a posição das portas e janelas.
Para que uma antena parabólica funcione, ela deve estar apontada para o satélite. Como o instalador da antena sabe onde está o satélite? Ele encontra os pontos cardeais e aponta a antena para uma determinada direão no céu usando as coordenadas geográficas do satélite.
NASCER E POR-DO-SOL:
Dizemos que o Sol nasce quando ele surge no horizonte pela manhã e dizemos que o Sol se põe quando ele desaparece no horizonte à tardinha.
As palavras "nascer" e "pôr" são usadas porque os povos antigos acreditavam que, a cada dia nascia um novo sol e, à tarde, ele se punha abaixo do horizonte para morrer. Hoje sdabemos que isso não é verdade, pois ele nasce e se põe devido à rotação da Terra, mas por tradição esssas palavras ainda são usadas.

2 comentários:

  1. Olá, turma:
    Qual é a fonte que utilizaram para encontrar tantas informações preciosas?
    Aposto que vocês conseguirão contagiar outras turmas para também organizarem o seu portfólio de aprendizagens.
    Abraço.
    Celi

    ResponderExcluir
  2. olá, sou da turma 522 estou aqui para disser que nos este ano aprendemos muito sobre Rosa-do-vento
    e outros aprendizagens
    abraços TIFANI PEREIRA LUZ DE CASTILHOS

    ResponderExcluir